sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Petit Verdot o Fiat produzido pela Ferrari - fotos e fofocas

Ontem estive na SBAV para poder conferir o único Petit Verdot brasileiro que é distribuído aqui pela Wine Maximum do simpático Fábio Massal. 


A degustação foi guiada pelo proprietário Lorenzo Ramolini, que deixou a humildade em casa mas foi divertido. A sala estava lotada e o público foi bem participativo fazendo perguntas e comentários.


A foto ficou escura mas eu não deixaria de colocar meu querido Carlos Henrique no blog



Affonso fazendo careta

O Sr. que está bebendo foi o feliz contemplado da noite com uma garrafa de vinho, ele me disse que nunca ganhou nada nem rifa, começou bem!

A ficha de degustação da SBAV é descomplicada, os vinhos são servidos na sequência e cada um anota suas impressões.

Como você pode perceber ela estava tentando esquentar o último vinho que veio um pouquinho mais  gelado do que deveria. A espera valeu a pena!
Vamos aos vinhos.
Ao todo foram degustados 5 vinhos, dois nacionais:
Château Duccos Petit Verdot 2009 - Vale do São Francisco (Brasil)
Château Duccos Cabernet Sauvignon 2009 - Vale do São Francisco (Brasil)
Cabernet Sauvignon onde o comentário das pessoas foi "Cri, cri, cri", eu gostei muito porque tem grande apelo comercial
É um vinho seco, não me pergunte porque, eu considerei-o adocicado na boca. Não ele não é muito alcoólico, 12,3%.
O queridinho da noite, a garrafa custa em torno de 32,00 reais, todo mundo adorou.
Um italiano:
Villa Sardini Rosso delle Colline Lucchesi DOC 2008 - Toscana (Itália)
É um vinho da uva Sangiovese, equilibrado, mas não conquistou o meu coração e pelo jeito nem o de mais ninguém com quem conversei.
Dois franceses: 
La Croix de Saint Jean Lo Mainatge - Minervois AOC 2007, Languedoc-Roussilon (França)
La Croix de Saint Jean Lo Paire - Vin de Pays DOC 2005, Languedoc-Roussilon (França):
Meus dois preferidos - à esquerda o último vinho servido e na minha opinião o melhor vinho da noite.
Á direita o pop start Robert Parker 91 pontos.  

Lorenzo conseguiu se fazer entender fazendo analogias, neste caso referindo-se ao La Croix de Saint Jean Lo Paire - Vin de Pays DOC 2005
" Quando vocês vão a um salão de carros qual é o stand mais luxuoso, é a Ferrari, ou a Lamborghini, não significa que aquela "muvuca" toda vai comprar a Ferrari mas todo mundo se interessa. Depois você vai lá e compra um Fiat. Não esperamos que todo mundo compre o nosso vinho de 145,00 reais mas é importante as pessoas conhecerem que existe esta Ferrari" 

A Duccos utiliza um processo chamado vinificação completa nos vinhos do Languedoc. 60% do vinho é fermentado em barrica de carvalho francês (400l).  Pelo que eu entendi eles estão começando a testar este processo no Brasil 
O interessante é o que site deles não está dizendo a mesma coisa...enfim...

Ele comparou a vinificação completa e vinificação em inox da seguinte forma:
" Você vinificar um vinho em inox e depois passá-lo a barrica, é como tirar uma criança da selva e colocá-la em um colégio francês, a criança poderá aprender e se desenvolver mas sua essência bruta, continuará lá. Quando vinificamos já em barrica a maneira como a madeira se mistura ao vinho é mais sutil e mais envolvente, é uma criança que desde cedo estudou em colégio francês e foi se desenvolvendo"   


Ouvi vários comentários interessantes dos participantes, dentre eles:
- Eu não pagaria mais do que 50,00 reais por garrafa em um vinho (qualquer que ele fosse)
- O mais caro que eu já paguei na garrafa de um vinho foi 184,00
- O melhor vinho da noite depois do Petit Verdot foi o último vinho mas eu não pagaria 145,00 por ele.
- Eu pagaria 145,00 pelo último vinho achei ele muito elegante.
- Eu comprarei o Petit Verdot muito interessante.

Fofocas: 
Confira duas fotos que aparentemente são da residência de Lorenzo aqui no RJ planejada pela arquiteta Cláudia Rosa (que não tomou o cuidado de renomeá-las e por isso eu encontrei)


Vou contar mais causos que ouvi nesta degustação em outros posts.
A Wine Maximum entrega em casa na Zona Sul , tel - 25271195. Se você nunca bebeu um Petit Verdot varietal vale a pena ligar e experimentar. Saúde! 

Nenhum comentário: