terça-feira, 4 de outubro de 2011

Papo sério e engraçado sobre a degustação sensorial

A degustação sensorial foi um sucesso, devido é claro, aos participantes, as empresas e a SBAV Rio que apoiaram a iniciativa. Obrigada a todos.
Papo sério. As fichas que me foram devolvidas mostram que 80% das pessoas acertaram os aromas e se o vinho passou ou não por madeira de maneira intuitiva. Basta que cada um se permita experimentar e acreditar nos pensamentos que lhe ocorrem, brainstorm funciona.
Coisas engraçadas que eu ouvi:
"Este vinho tem som o outro não tinha." (dito de maneira séria por um participante, foi muito engraçado ouvir isso)
"Este vinho é uma bolinha de ping pong preta." Um outro participante se levanta e protesta. "Isso não existe! Eu entro para acalmar os ânimos. "Calma fulano, para ele existe".
"Tem cheiro de meia com chulé".O professor Cabirol depois descreveu-o, com toques animais.
"Tem cheiro de chiclete, goma de mascar sabor morango." O produtor descreve morangos e cerejas frescas.
"Tem cheiro de fumaça, cinzeiro, cachimbo, charuto." O produtor menciona tabaco.

A maioria dos participantes entrou no jogo lúdico e participou. Eu consegui partilhar este momento e mostrar que se libertados dos grilhões de erros e acertos, todos têm potencialmente a capacidade de degustar e aproveitar um vinho. Vamos beber vinho e ser feliz! 

Meu muitíssimo obrigado a amiga Beth Santos pelas lindas fotos.















Nenhum comentário: