sábado, 8 de outubro de 2011

Cortes de Cima - Chaminé e outras delícias

Conheci o simpático Hamilton no evento do dia 04/10 no Hotel Santa Tereza, ele é énologo da Cortes de Cima que faz o famoso Chaminé. Eu provei o Chaminé branco (30% Antão Vaz, 27% Viognier, 25% Verdelho e 18% Sauvignon Blanc) É muito bom, pode comprar.


 Estávamos conversando animadamente, Fernando, Hamilton e Cris, eu sou a fotógrafa!
O Hamilton está segurando o Chaminé tinto

Pergunto ao Hamilton:
- Qual é o seu vinho favorito?
Ele se abaixa disfarçadamente e saca da mochila o Cortes de Cima Reserva.
- Este é meu filho - me confessa com meio sorriso. Ele ainda não está no mercado, é um segredo.
Para meu espanto ele usou Petit Verdot, uma casta que não gosto. O Hamilton me tranquiliza:
- Só são 10% mais ou menos, pode beber.
- Quanto custará? - pergunto.
- Por volta de R$ 450.
Dou risada.
- Nunca poderei comprá-lo!
Ele responde com um sorriso:
- Pelo menos você já bebeu.
É um vinho luxuoso. Explico-me. Os vinhos tem vários níveis de aromas como cada andar de um prédio. Este vinho tem uns 10 andares ou mais. Na boca ele é veludo líquido, um sonho mesmo.

Hamilton me escreveu por email mais detalhes sobre esta última safra do Cortes de Cima Reserva.
"Na verdade as anteriores edições não possuem Petit V. no corte, pela simples razão que nessas colheitas não tínhamos essa uva na nossa vinha. As Cortes de Cima iniciaram a produção de Petit V. recentemente e esse é o primeiro Reserva  a receber essa variedade; a verdade é que temos vindo a descobrir (desde 2008) o enorme potencial dessa uva na nossa região, ela entrega aos vinhos em que participa um carácter de elegância  e bálsamo fantásticos, ao mesmo tempo que nos ajuda a manter o frescor nos vinhos."


2 comentários:

Hamilton Reis disse...

Gostei imenso das provas que realizei nesta passada semana no Brasil. Para além da simpatia contagiante de todos,constatei a enorme cultura de vinho que existe neste momento no Brasil, que foi algo que me deixou muito contente.

Em relação ao vinho, o Reserva 2008, tal como os anteriores Reservas das Cortes de Cima, é realmente um vinho de uma dimensão superior, completo intenso, um vinho que entrega camadas de aromas e sabores à medida que se vai degustando.

Foi um prazer provar na sua companhia, não se esqueça de nos visitar um dia que venha a Portugal, nessa altura vamos mudar a sua opinião em relação à casta Petit Verdot :)

Hamilton Reis

Cacá Azevedo disse...

Hamilton, semana que vem dia 04 partimos para Lisboa. Vou passar a programação da viagem para você por email e se possível marcamos um encontro. Você acha mesmo que mudarei minha opinião em relação a Petit Verdot? Veremos...rs...muito obrigada pelo comentário. Bjs