quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vinhos verdes - coisas engraçadas e boas informações

Euclides Penedo Borgues dividiu a memória que ele tem de vinhos verdes. Ele se lembra do Restaurante Penafiel, que ficava na Rua do Acre. Ele costumava almoçar lá na época de Natal, quando trabalhava no Centro do Rio de Janeiro. Não é por acaso o nome do restaurante, Penafiel é uma das cidades na D.O.C. do Vinho Verde.

Eu toda descabelada e Euclides elegantíssimo


Aprendi muito na degustação guiada. Por exemplo descobri que adoro a casta Loureiro com aroma muito floral. Aprendi também que o corte clássico do Vinho Verde é Loureiro, Trajadura e Arinto. É o corte "vinho verdês", rs. Euclides ao beber um dos vinhos com este corte comentou alegre "Este para mim é o vinho verde!".
A presença maciça de mulheres me deixou muito esperançosa em relação à crescente participação do público feminino neste mercado. 




Rapidinhas
Falar que o vinho tem aroma herbáceo, segundo o Euclides, está ERRADO. Aroma herbáceo segundo o falecido professor de Bordeaux, Emile Peynaud ( fala-se Peinô) é defeito de vinho com desengace mal executado. Se você achar que um vinho tem aromas de ervas, fale o nome das mesmas. Orégano, tomilho e assim por diante. Jandir Passos meu amigo complementou dizendo que o livro do Emile já tem tradução para o português. Chama-se: O gosto do vinho. Santé.

A cor citrina é o novo amarelo palha, mais fashion e referenciando-se à cor da pedra. 



A maior vantagem do vinho verde é que em oposição aos vinhos maduros eles DEVEM ser consumidos jovens. Que maravilha não ter que ficar esperando anos para beber um vinho!

Maçã verde, pêra, limão e flores brancas são as grandes estrelas no grupo de aromas. 

O vinho verde é o segundo vinho mais exportado de Portugal.( Pense rapidinho, qual é o primeiro? Acertou, meus parabéns!)

Eu, como sempre, sugeri fazerem bag-in-box para consumo na praia. Explicaram-me que teriam que tirar o gás para suportar a embalagem e aí seria vinho branco, não vinho verde.Que puxa! Eu mesmo assim peço a vinícolas inovadoras como a Dunamis estudarem o cultivo de Loureiro na Serra Gaúcha. Pelo que eu entendi, a região dos vinhos verdes é úmida também, com invernos secos e verões chuvosos. Sr. Julio Kuntz manifeste-se por favor. 

Em primeiro plano duas garrafas da Quinta de Gomariz, adorei o rótulo.


Coisas engraçadas
Eu estava degustando no stand da Quinta de Linhares, quando o moço que estava servindo (conto só o milagre), deu um cartão para um grupo de três rapazes. Eles sairam agradecendo. Ele falou "Espera eu dou outros dois cartões para vocês." Titubeando "Vocês não moram juntos, moram?!" Os rapazes coraram. "Não, não, claro que não." Foi a primeira gargalhada. 

Um produtor e membro da organização do evento têm o seguinte diálogo:
Organizador
- Eu estou cansado hoje, toda hora a comissária me acordava, quase não dormi no avião.
Produtor
- Não me importa se você está cansado, você dorme na volta, hoje você é meu.
( Eu finjo que estou contando estrelas)

O Pedro da Quinta da Aveleda que traz o "recém" lançado no mercado Casal Garcia, tentou fazer uma pegadinha comigo, Ao me conhecer falou:
- Eu sou o Pedro, da Quinta da Aveleda uma vinícola pequena, estamos buscando importador.
Espertinho o gajo,não?
Respondi: 
- Ai coitadinho, vai ter que batalhar muito ainda no mercado brasileiro. Caímos na risada.

Muito engraçado demais da conta
No crachá do Schiffini e no da esposa dele, veja foto, estava marcado como "função" Formador de Opinião. Eu achei muito engraçado. Imagina se você chama umas bonitonas para o evento, o que estará escrito no crachá? Pois é...


O material promocional esta fofo. Muito bem elaborado e executado. Lindo mesmo.
Atenção: a Quinta da Lixa e a Quinta de Naíde ( maravilhoso o Loureiro varietal) estão buscando importadores. Fica a dica.
 
Meus agradecimentos
Renata da CH2A - simpaticíssima, profissional, perfeita como sempre.
Isabella Söhnchen (impossível eu pronunciar este sobrenome) - da Decanter, que importa dois ótimos vinhos da Quinta de Gomariz. O primeiro é um corte Alvarinho e Trajadura, o segundo é 100% Loureiro e custa apenas 47,00. Vale a pena provar.
Bruno Almeida, do selo Vinho Verde, que ao me conhecer me disse "Estamos preparando uma visita especial para Affonso Nunes, conheces?" Eu pensei em responder "De vista", mas disse "É meu marido!".

Euclides e Bruno






















 






3 comentários:

Júlio César Kunz disse...

Oi Cacá!

Sempre associei o estilo dos vinhos verdes e da região à Serra Gaúcha. Não tinha passado pela minha cabeça cultivar a loreiro na Serra. Vou sugerir ao Javier que inclua na nossa coleção e ver como se comporta.

Cacá Azevedo disse...

Querido, obrigada pelo comentário, faça sim o teste. Estive na Quinta do Ameal em Portugal onde eles cultivam primordialmente Loureiro e Arinto, fazem coisas fantásticas. Aprendi que a Loureiro é uma vinha de grande produtividade, então é muito importante saber controlar a produtividade para que o vinho expresse toda sua potencia. Faça o teste e arrase com a Loureiro. Nem precisa deixar gás carbonico residual, a Loureiro dá um GRANDE vinho branco. Se o terroir daí servir é um achado.

Jorge Ramiro disse...

É muito bonito o restaurante, me lembra um dos restaurantes em itu mais populares.